© 2019 - 2020 by Mítika Immersive Tech Brasil

Telefone: (11) 3042.2992 - contato@mitika.com.br

Realidade Aumentada: introdução


Após nosso breve texto de introdução à realidade virtual, vamos à sua prima-irmã realidade aumentada.


A realidade aumentada (AR) é uma abordagem em tempo real, direta ou indireta, a um ambiente físico que recebe elementos digitais como som, vídeo, gráficos ou dados de GPS. Este "aumento" de conteúdo ao vivo ocorre no contexto semântico do real com a aplicação de tecnologias avançadas de reconhecimento de ambientes e objetos. Estes elementos agregados podem ser interativos e manipuláveis. Isto é, a realidade aumentada sobrepõe o mundo virtual ao mundo físico e pode ser aplicado de várias maneiras. O mercado está em fase inicial de exploração de todo este potencial.


Para que a RA funcione, é necessário a utilização de alguns devices que permitam que os elementos digitais sejam sobrepostos ao ambiente real. Assim como na realidade virtual, existem diversas formas de vivenciar aplicações de RA - desde as mais acessíveis como o seu próprio celular, a óculos especiais que custam alguns milhares de dólares. O importante é que a RA está muito mais difundida no cotidiano da população que a RV e, o mais importante, estudos indicam que será muito mais relevante nos próximos anos.


Quase toda indústria já está explorando usos para Realidade Aumentada. Isso é uma boa notícia - seja você a empresa ou o consumidor. Você terá a chance de experimentar o AR mais cedo ou mais tarde em um contexto do mundo real. À medida que gigantes da tecnologia (como a Microsoft) lançam produtos como o HoloLens, o AR vai se tornar mais comum e disponível. Se você está comprando maquinário pesado, não fique surpreso se você receber também um dispositivo que apresente, de forma interativa, as características, indicações de uso e, inclusive, opção de manutenção remota em AR. Além disso, museus, eletrônicos, ações de marketing e tantos outros estão usando a tecnologia.




  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • Notícias